ANAEC - Associação Novaandradinensse de Educação e Cultura

Portal do Aluno

Proposta pedagógica

A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.

O Colégio Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.

O Sistema de Ensino Objetivo empenha-se no desenvolvimento do senso crítico e do espírito questionador de seus alunos como fundamentos de uma atitude independente e responsável. Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional.

Estimulá-los desde a infância a desenvolver essas qualidades é prepará-los para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Para tanto, o método adequado é o de aprender fazendo, com ênfase na associação de conhecimento e prática. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto. O Sistema de Ensino Objetivo desenvolveu métodos e material didático próprios, cuja eficiência tem sido comprovada em mais de quatro décadas de experiência. Os Cadernos de Atividades são elaborados por profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento.

No planejamento e na execução de cada atividade são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram.